Simulador de Benefícios e Calculadora de Contribuição: duas ferramentas que mudarão o seu futuro


agosto de 2018
30/08/2018 - 16:23

Bola de cristal não existe, mas há algumas coisas que você pode prever para não ter surpresas no futuro. Uma delas é como será a sua aposentadoria e o quanto você precisa poupar para chegar aonde quer. Confira abaixo como fazer isso usando duas ferramentas disponíveis no nosso site: o Simulador de Benefícios e a Calculadora de Contribuição.

Simulador de Benefícios

1. Descubra qual será o seu benefício

Você informa o valor de contribuição mensal que faz ou deseja fazer e o Simulador de Benefícios mostra uma projeção do seu benefício no futuro.

2. Defina o benefício que quer receber

Outra opção é definir qual é o benefício mensal que você deseja para saber com quanto precisa contribuir por mês.

3. Defina um Saldo de Conta acumulado

Funciona da mesma forma que o item anterior, porém você informa quanto deseja acumular no seu Saldo de Conta como objetivo final.

Calculadora de Contribuição

1. Conheça o cálculo da sua contribuição

Acha que 9% de contribuição é igual a 9% do seu salário? Nada disso! A Calculadora de Contribuição explica exatamente qual é a porcentagem que você investe na previdência e qual é a coparticipação da sua empresa.

2. Entenda (de verdade!) esse cálculo

Com a ferramenta, você também descobre a relação entre as três variáveis do cálculo: salário-base, Unidade de Referência (UR) e percentual de contribuição.

3. Saiba qual é o melhor percentual para você

Depois de conhecer o cálculo, você pode testar diferentes valores de contribuição baseados no seu salário para ver qual é o melhor para você.

E as ferramentas funcionam mesmo? Veja a opinião dos nossos participantes.

Francisco Neto, gerente da Diretoria de Operações do Corredor Norte da Vale, garante que sim. “A decisão sobre o quanto eu vou contribuir é muito afetada pelo valor que receberei na minha aposentadoria. Sempre digo que o dia de hoje está garantido, mas o de amanhã não sabemos, então planejar é muito importante”, diz. Renata Frank, geóloga especialista da Vale, concorda. “Eu sempre fiz simulações, e agora que estou mais perto da aposentadoria continuo vendo meu objetivo final e o que eu faço para chegar lá. Quanto mais cedo você começar, melhor”, afirma.

Como acessar

Identificou-se com um dos casos acima? Então, corra para o Simulador de Benefícios e faça sua simulação. Se ainda tiver dúvidas sobre o cálculo, acesse a calculadora e faça testes para aumentar a sua contribuição, adequando-a ao seu planejamento futuro dado pelo simulador. Uma ferramenta complementa a outra!

Para usar o Simulador de Benefícios, clique aqui ou acesse a página principal do nosso site, clique no botão “Simular agora” e depois em “Já sou Participante”. Após digitar seu e-mail e senha do Portal do Participante, todos os seus dados serão carregados automaticamente. Já para a Calculadora de Contribuição, clique aqui.​