Mais investimento em sua previdência = menos Imposto de Renda


novembro de 2018
29/11/2018 - 15:41

Você sabia que investir em sua previdência na Valia pode oferecer vantagens bem antes de sua aposentadoria? Uma delas é o benefício fiscal.

Mas o que é benefício fiscal?

É um incentivo que o governo estabelece para que você pague menos imposto.

No caso da previdência, o participante pode investir até o limite de 12% de sua renda bruta anual em sua previdência e, dessa forma, poderá deduzir esse valor ao realizar a declaração no modelo completo.

Veja um exemplo:

 

 

 

 

 

Como calcular o valor necessário de investimento na previdência Valia?

Para te ajudar no cálculo, disponibilizamos uma calculadora através do Jogo Dieta do Leão. Nele, você verá se o valor mensal que vem fazendo de contribuição já alcança o teto de 12%. E caso não atinja, o jogo mostrará o valor faltante, que poderá ser convertido em contribuições esporádicas durante o ano, podendo aproveitar os períodos de renda extra, como a PLR e o 13º.

A solicitação de contribuição esporádica pode ser feita diretamente pelo Portal do Participante ou pelo APP Valia Previdência.

Veja o depoimento de alguns participantes:

“Eu costumo fazer esporádicas ao logo do ano, mas quando esqueço, acesso meu extrato da Valia para ver o valor que tenho aplicado e saber se ainda tenho a necessidade de fazer alguma contribuição adicional. Se tiver, faço no finalzinho de novembro para alcançar o teto”, conta o participante Antônio Carlos de Amorim, de Mariana (MG).

“A esporádica eu faço mais agora no final do ano para aproveitar o benefício fiscal, porque agora já tenho uma noção do quanto ainda preciso contribuir para usar o benefício”, explica Claudio Vieira da Torre, de Itabira (MG).

“Se a gente não contribui, tem uma perda substancial do salário e isso que eu não quero que aconteça, então, na verdade, estou programando minha aposentadoria. Comecei a fazer a esporádica há uns 10 anos e agora que já estou perto do final, estou aumentando e visando a melhoria da minha aposentadoria”, conclui Renata Eliane Frank Vasconcelos, de Vitória (ES).